Carreira: Uma questão de escolha.
- Armando Lourenzo

- 23 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
Realmente a vida profissional pode ser uma questão de escolha!
Eu acho que as pessoas podem fazer as coisas de duas maneiras: Agregando valor ou não.
Você não precisa estar em um cargo alto na empresa para você fazer a diferença. Pode ser em atividades quase rotineiras.
Trabalhei com uma pessoa muito diferenciada e um dia pedi para ela fazer um estudo para que eu pudesse tomar uma determinada decisão. Ela veio na minha sala, escutou o formato que eu gostaria o estudo e me perguntou: Qual decisão você irá tomar com base neste estudo? Eu escutei e expliquei meu objetivo.
Depois de algumas horas ela me enviou o estudo e veio na minha sala explicar. Para minha surpresa o estudo estava totalmente diferente daquele que eu pedi. Neste momento ela me explicou que este novo formato de estudo me permitiria tomar uma decisão de forma mais rápida e precisa. Concordei, claro.
Viu a diferença entre agregar valor ou não?
A pessoa poderia ter me passado o estudo da maneira que pedi, mas não, ela escolheu agregar valor. Depois de vários fatos como este e demonstrando ter várias competências o profissional foi promovido a líder.
Você pode escolher trabalhar como uma paisagem e esperando apenas o quinto dia útil do mês. Se você escolher ter uma postura mediana na sua empresa não espere uma jornada de carreira surpreendente.
Escolha fazer a diferença na sua empresa. Agregue valor sempre que puder se quiser ter a carreira que deseja. Não espere entrar na empresa e ser promovido de forma contínua e rápida sem ter nada para mostrar. Ter feito uma boa universidade é uma parte importante, mas não suficiente.
O mercado é muito mais criterioso na avaliação das pessoas do que uma universidade. Somente tirar vários 10 na universidade não te garantirá a promoção, mas tê-los tirado fará com que você tenha uma base de conhecimentos importante para a realização das suas atividades profissionais.
As suas características comportamentais também estão com nota dez? Elas farão a diferença na sua carreira e você precisa desenvolvê-las.
Pense nisto!
Armando Lourenzo é Doutor em Administração e Mestre em Recursos Humanos pela FEA/USP. Professor, Escritor e Palestrante.
Comentários