top of page

Metodologia de Implementação de Governança na Empresa Familiar

  • Foto do escritor: Armando Lourenzo
    Armando Lourenzo
  • 20 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

Nos próximos artigos serão postadas as etapas desta metodologia, começando pelo diagnóstico.


Diagnóstico

1) Conscientização

Reunião entre os sócios e sucessores com o mentor para que este possa explicar detalhadamente o trabalho e coletar as primeiras informações.

Nesse encontro devem ser estabelecidos claramente os honorários do mentor, o cronograma previsto de atividades e sobretudo a limitação do alcance dos objetivos.

É imprescindível que o mentor conscientize os clientes sobre as dificuldades do processo, seus benefícios e como a falta deste trabalho pode prejudicar a empresa em termos societários e de longevidade.


2) Palestra Familiar

Palestra do mentor para todos os familiares envolvidos com a empresa. A palestra deve apresentar a metodologia utilizada, visando descrever as atividades que serão realizadas. Nessa oportunidade o mentor deve procurar esclarecer todas as dúvidas e incentivar a família a realizar o protocolo em função da maior possibilidade de perpetuação que este pode proporcionar à empresa.

Os benefícios e as dificuldades durante o processo deverão ser apresentados enfaticamente, pois este modelo de redução de conflitos é muito difícil para os familiares no nível de relacionamento entre eles.

Apesar de Todos os familiares próximos à empresa deverem participar desse encontro, somente os herdeiros diretos e futuros sócios poderão ter assento nas reuniões para a elaboração do protocolo familiar.


3) Entrevistas Privadas

Reuniões entre o mentor e cada um dos sócios, inclusive herdeiros próximos de se tornarem sócios acompanhados de seus cônjuges.

O objetivo das reuniões é o de levantar as necessidades de cada um e conhecer, a partir das perspectivas destes, os possíveis conflitos (latentes ou não), o panorama das relações de poder, as suas expectativas e os verdadeiros papéis de cada participante neste ambiente.


Deverá ser feito um relatório confidencial ao término desta para os familiares.


Armando Lourenzo é Doutor em Administração e Mestre em Recursos Humanos pela FEA/USP. Professor, Escritor e Palestrante.

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page