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Sucessor virou líder! E agora?

  • Foto do escritor: Armando Lourenzo
    Armando Lourenzo
  • 2 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

Virar líder pela primeira vez é um grande desafio! Sobretudo quando substitui o fundador da empresa, que por muitas vezes tem um grande carisma.


Diversas são as nomenclaturas para os cargos de liderança: supervisor, encarregado, chefe, coordenador, líder, gerente ou mesmo diretor. Isto sem falar nas variações em inglês como CEO, COO, CFO, CLO ou mesmo CIO, dependendo da área do responsável. Porém são apenas nomenclaturas na medida em que todos lideram pessoas com maior ou menor nível de complexidade.


Isto significa dizer que na minha perspectiva a grande diferença está em liderar líderes ou não. Realmente liderar outros líderes traz um nível de complexidade diferente em relação aos líderes convencionais, em razão da responsabilidade das áreas e da experiência dos liderados.


Mesmo tendo esta diferença entre os dois tipos de liderança, noto que o gestor neste século deve desenvolver suas habilidades comportamentais para que possa liderar com maior eficácia nas empresas atuais.


Baseado em pesquisas recentes e em minha experiência profissional, entendo que você necessitará conhecer as principais características pessoais de um líder para ajustar as suas próprias características individuais.


Não é possível afirmar que você precisará possuir todas as características relacionadas a seguir, mas é necessário refletir e desenvolver as mais significativas para liderar o seu time.


Agora vou listar as principais características de um líder; sobretudo na primeira transição de carreira para um cargo de liderança:

  • Ter capacidade de decisão

  • Estabelecer prioridades

  • Agir de forma positiva

  • Atuar como empreendedor

  • Atualizar-se constantemente

  • Preocupar-se com a sua equipe

  • Demostrar postura inovadora

  • Gerenciar a cultura organizacional

  • Lidar com a diversidade

  • Gerir articulações internacionais

  • Formar e desenvolver equipes

  • Visualizar o futuro

  • Prosperar no caos

  • Saber comunicar-se

  • Delegar suas atividades

  • Energizar, reter e engajar pessoas

  • Ser proativo

  • Compartilhar informação

  • Reconhecer e ser sensível às diferenças

  • Focar na visão estratégica do negócio

  • Mediar conflitos

  • Ter habilidade de liderança e trabalho em equipe

Quando nos atemos a uma lista de características pessoais como esta, nosso primeiro pensamento é de que precisaremos ser super-heróis e não apensas um gestor! Não se deixe levar por este pensamento, pois é tecnicamente impossível termos todas estas características ou mesmo a maioria delas! O que você precisa é procurar desenvolver parte dessas características. Com certeza, você já será um líder diferenciado no mercado de trabalho!


A próxima postagem trará detalhada e explicada cada uma destas características. No que toca ao desenvolvimento tratarei em um artigo tema mais para frente.


Armando Lourenzo é Doutor em Administração e Mestre em Recursos Humanos pela FEA/USP. Professor, Escritor e Palestrante.

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