Desenvolvimento Societário e Familiar
- Armando Lourenzo
- 10 de mai. de 2018
- 3 min de leitura
A profissionalização dos sócios e familiares é bem relevante para o andamento dos negócios e também para a implementação do sistema de governança nas empresas familiares. Dentro de uma visão linear, o desenvolvimento dos herdeiros e sócios para atuarem como conselheiros deveria ter sido realizado antes mesmo da criação do conselho societário, todavia essa preparação pode ser feita em três níveis:
Nível de Aprimoramento: preparação dos agentes familiares (herdeiros e sócios) com temas básicos de gestão de negócios e da dinâmica da empresa familiar incluindo, neste momento, aspectos de negociação de conflitos. Este treinamento pode ser realizado de maneira convencional e afastado da prática do exercício de conselheiros. É imprescindível que os instrutores façam constantemente uma relação entre a teoria e a prática da empresa, direcionando sempre as ações de aprendizagem para que os participantes do programa tenham clareza na utilização dos conhecimentos com a nova função de conselheiros. O público envolvido não deve ser constituído apenas dos futuros membros da primeira direção do conselho societário, mas também de todos os herdeiros diretos de outras gerações e que tenham ao menos 16 anos de idade. Será um primeiro encontro da família inteira com a profissionalização da sociedade e portanto, um embrião do conselho de família.
Nível de Execução: esta parte do treinamento é realizada exclusivamente com os membros do conselho e conduzida pelo mentor arquiteto do programa de profissionalização da sociedade. Ele faz uma relação direta entre todo o aprendizado recebido na primeira fase e as situações reais e vivenciadas pelos conselheiros durante este período inicial de atuação. Esta fase de desenvolvimento poderá ser complementada com a participação dos instrutores do nível de aprimoramento em determinadas reuniões e quando o tema a ser discutido assim o Essa fase do programa de desenvolvimento é construída pelo desenvolvimento do planejamento estratégico da empresa, com a utilização do modelo proposto por Almeida (2003), adicionado à implementação das ações por meio de gestão de projetos. Sempre deve ter como orientador o consultor–mentor do programa para assim apoiar o grupo constantemente na superação das dificuldades de formulação e implementação de estratégias, consenso e dificuldades de nível emocional.
Nível de Educação Continuada: a fase três do treinamento é um prolongamento das duas primeiras e tem como propósito o desenvolvimento de maior alcance das competências, incluindo habilidades, atitudes e conhecimentos. No início desta fase os participantes devem passar por uma avaliação de competências, a ser repetida ao final do programa de desenvolvimento, mesmo que seja feita em períodos diferentes. O conjunto de temas tem como ponto de partida o primeiro nível do treinamento e abrange mais conteúdos quando as situações presentes e futuras assim se fizerem necessárias. Esse nível conta com diversos tipos de ações de aprendizagem e é complementado com desenvolvimento individual por um conselheiro, visitas técnicas, palestras, estudos em programas regulares de educação e demais atividades supervisionadas pelo mentor–arquiteto do programa de profissionalização societária.
Como temas básicos sugeridos para o desenvolvimento das famílias empresárias na direção da profissionalização da sociedade, e que devem ser ampliados na terceira fase do desenvolvimento, indicam-se os seguintes:
Desenvolvimento das famílias empresárias
Mediação e gestão de conflitos,
Dinâmica da empresa familiar,
Planejamento estratégico,
Ambiente econômico,
Gestão de pessoas,
Estudos setoriais,
Gestão de operações,
Gestão de finanças,
Finanças pessoais,
Contabilidade geral e gerencial,
Plano de negócios,
Profissionalização administrativa,
Planejamento sucessório,
Gestão Estratégica,
Aspectos jurídicos,
Governança corporativa,
Planejamento de marketing,
Gestão de mudanças e inovação,
Ambiente empresarial,
Negócios internacionais e globalização,
Tecnologia da informação,
Liderança, delegação e gestão de equipes.
Prof. Armando Lourenzo. Doutor e Mestre em Administração pela FEA/USP. Diretor da Ernst & Young University para Brasil e América do Sul. Presidente do Instituto Ernst & Young. Professor da FIA/USP/FGV.
ALMEIDA, Martinho I.R.. Manual de planejamento estratégico: desenvolvimento de um plano estratégico com a utilização de planilhas excel. São Paulo: Atlas, 2003.
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