top of page

Sucessor virou líder! E agora? (parte 2)

  • Foto do escritor: Armando Lourenzo
    Armando Lourenzo
  • 3 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

No artigo anterior mencionei as características desejadas para os líderes deste século. Nestes próximos artigos meu objetivo é explicar cada uma destas características.


Ter capacidade de decisão

Muitas vezes vejo líderes com dificuldades simples ou que parecem simples como decidir a grade de férias de sua equipe. No entanto, como sempre teremos mais de uma pessoa querendo tirar férias no mesmo período, você como gestor deverá encontrar a solução. Com certeza agradará alguém e criará problema com outro, mas esta é a realidade, não conseguimos agradar a todos.

Este é um exemplo não raro, mas pequeno, se comparado às grandes decisões que seu cargo novo impõe.

É preciso ser firme e corajoso na hora da decisão. Após uma avaliação criteriosa do problema e da formulação de possíveis alternativas de solução, você deve decidir. Tome a decisão e ponto final. Acompanhe os desdobramentos da sua decisão durante o processo de implementação, faça possíveis correções, mas não deixe de tomar a decisão.

O mundo é feito de escolhas e agora você faz parte do time que faz as escolhas e que toma as decisões. Sei que é uma parte difícil, mas tenha consciência que faz parte do processo e não se amedronte.

O importante é você conhecer bem o problema, identificar várias alternativas, avaliar cada uma delas sob a perspectiva das consequências que cada uma poderá trazer e, tomar a decisão. Mas lembre: esta etapa não se encerra no momento da decisão e sim no acompanhamento dos resultados das decisões e na correção dos desvios necessários.

Outra dica importante é que, o compartilhamento com outros líderes sobre a decisão a ser tomada, pode contribuir muito para redução de riscos da sua decisão.

Atualizar-se constantemente

Conhecimento é a palavra de ordem e talvez uma das mais atuais. Hoje a educação no Brasil está crescendo vertiginosamente. Nunca tivemos tantos alunos fazendo um MBA ou graduação. Não invente a roda, isto faz você perder muito tempo e aumenta os riscos de implementação de projetos ou estratégias.

Nos cursos de graduação, MBA, aprimoramento profissional, revistas especializadas em business, institutos de pesquisas, livros ou mesmo sites de buscas você pode aprender muito e trazer novas ideias para a sua empresa.

Nunca deixe de se atualizar. Uma forma muito eficaz para isso é visitar empresas que sejam referência em um determinado assunto no mercado. Além de ampliar o seu net working, você poderá ampliar e conhecer o que as empresas estão fazendo de forma inovadora e com baixo risco.

Infelizmente muitos profissionais atualizados sofrem nas empresas quando são questionados por outros profissionais desatualizados, conservadores e com medo de inovações. Mas não se deixe abater, pois estes profissionais estão tendo seu poder reduzido nas empresas.


Armando Lourenzo é Doutor em Administração e Mestre em Recursos Humanos pela FEA/USP. Professor, Escritor e Palestrante.

Posts recentes

Ver tudo
Sucessor virou líder! E agora?

Virar líder pela primeira vez é um grande desafio! Sobretudo quando substitui o fundador da empresa, que tem um grande carisma

 
 
 

Comments


bottom of page